10 Caminhos para percorrer pelo menos uma vez na vida

Todos nós já aproveitamos pelo menos vez uma viagem confortável, com voos bem organizados, hotéis, ’tudo incluido’, etc. Mas o espírito aventureiro surge apenas nas viagens com mochila e geralmente numa boa trilha. Assim podes conhecer outro lugar, outro país, testar as tuas forças e sentires-te parte de nosso lindo Planeta.

 

Escadaria para o paraíso, Havaí

 

1

 

A escadaria Haiku, chamada de escadaria para o paraíso, é uma rota extrema, com 4.000 degraus na ilha havaiana de Oahu. Foi construída por soldados americanos na Segunda Guerra Mundial para chegar às antenas situadas nas colinas. Autoridades locais de vez em quando fecham a perigosa escadaria, mas nunca falta quem esteja a fim de subi-las. Mas se fores até lá algum dia, não olhes para baixo.

 

A rota de peregrinação de Shikoku, Japão

 

2

 

Na ilha de Shikoku, toda a beleza do Japão antigo está conservada intacta. Por isso, pelo caminho que percorre toda a ilha passam apenas peregrinos budistas com chapéus em forma de cone, além de um grande número de turistas. O percurso leva dois meses, e durante a caminhada poderás ver 88 templos antigos budistas com os mais belos jardins japoneses que darão tranquilidade à alma.

 

Trilha Inca, Peru

 

3

 

Relativamente conhecida pelos amantes de trilhas brasileiros, o antigo caminho construído pelos Incas já atravessou quase seis séculos, e hoje em dia é mostrado aos turistas por guias locais. A rota em partes entra pela selva, depois sobe ao alto das montanhas, e no fim traz uma revelação: a cidade no céu, a cidade sagrada do Império Inca de Machu Picchu.

 

Parque Nacional de Sarek, Suécia

 

4

 

A Lapônia, terra do Pai Natal, não é um conto de fadas, mas a paisagem é como se o fosse. Você pode conhecer a nórdica natureza selvagem no Parque Nacional de Sarek. Aqui os viajantes podem conferir a montanha mais alta da Suécia, os rios, as geleiras e auroras boreais, experimentando uma indescritível sensação de liberdade.

 

O caminho de Lícia, Turquia

 

5

 

Voos de balão na Capadócia e visitas à histórica Istambul não são tudo o que a Turquia tem a oferecer. O caminho de Lícia abre as maravilhas do país: desde as baías de cor turquesa até as tumbas nas rochas deixadas pelos habitantes da antiga Lícia há quase três mil anos. Simplesmente lindo!

 

Baía dos Fogos, Austrália

 

6

 

A Baía dos Fogos ganhou este nome devido à cor incomum das falésias costeiras cobertas por líquens de cor laranja. A rota leva quatro dias ao longo da costa, com belas e inacreditáveis paisagens que você não irá encontrar em nenhum outro lugar: areias brancas, rochas gigantes de cor laranja e o oceano azul.

 

Overland Track, Austrália

 

7

 

A famosa rota australiana passa por um dos locais mais bonitos da Tasmânia, por picos de altas montanhas, lagos de água cristalina, cachoeiras e campos. Você encontrará também divertidos animais locais como équidnas e cangurus, entre outros.

 

O caminho de Santiago, Espanha

 

8

 

Provavelmente a trilha mais conhecida do mundo e muito frequentada por brasileiros. Na época medieval os peregrinos viajavam por este caminho para fazer homenagens à tumba do padroeiro da Espanha, Santiago, o Justo. Atualmente a rota é novamente popular, e isso se deve em boa parte ao Diário de um Mago, de Paulo Coelho. Para muitos, hoje é um caminho simbólico para encontrar-se consigo mesmo. Ao fim do percurso, alguns turistas fazem tatuagens em formato de concha, símbolo do Caminho de Santiago.

 

Parque Nacional de Zion, Estados Unidos

 

9

 

Em Zion se misturam várias falésias e planaltos de pedra, cânions profundos e túneis incomuns. Tudo isso colorido com tons distintos: rosa, laranja, vermelho, verde esmeralda e azul. Neste fantástico lugar é difícil acreditar que você está realmente no planeta Terra.

 

O Circuito do Annapurna, Nepal

 

10

 

Vizinho de seu irmão mais famoso, o Everest, o Annapurna é a décima montanha mais alta do mundo. É possível percorrer por trekking a região que o circunda avistando paredões enormes e vales de tirar o fôlego. O Nepal tem as montanhas mais majestosas do mundo, os cânions mais profundos e muitos templos budistas.