10 razões para visitar o méxico

10 razões para visitar o méxico

O que podes esperar de uma viagem ao méxico? Escolhemos 10 surpresas que terás ao visitares o território mexicano. Vê e volta de lá apaixonado pelo país…

Localizado entre praias dos Estados Unidos e América Central, sobre as costas do Golfo do México e do Pacífico, o México tem paisagem diversificada, formada por montanhas, desertos e selvas. As suas antigas ruínas, de origem asteca e maia, são encontradas em todo o país, assim como as cidades espanholas da época colonial. Tudo isso faz do território mexicano um cenário cheio de tradições, arte, histórias e belas praias, agraciado ainda por um menu gastronômico que varia a cada região.

 

1 – Belas praias

 

1

 

O México tem 9,330 Km de costa, o equivalente a três vezes a largura do Atlântico. Do azul turquesa das águas de Cancun ao mar tranquilo e repleto de esculturas naturais de Los Cabos, o país é dono de algumas das mais belas praias do planeta. Não importa qual destino litorâneo que visites, se Vera Cruz, Jalisco ou Cozumel, com certeza que vais encontrar lugares inesquecíveis.

 

2 – Pirâmides acessíveis

 

2

 

De acordo com o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do México, existem mais de 37 mil sítios arqueológicos registrados no país. Embora não sejam todos abertos ao público, há muita organização e fácil acesso aos quais as visitas são permitidas. A região que concentra a maioria desses sítios é de origem Maia, em Yucatán, seguido pelo Centro do México e os vales de Oaxaca.

 

[pub_quadro_exoclick]

3 – Muita história para contar

 

3

 

Com sua cultura formada por astecas e maias, povos com sabedoria e técnicas avançadas para o seu tempo e subjugados pela violência dos conquistadores espanhóis, o México tem muita história para contar. Apesar da descoberta do país ter acontecido pelo porto de Vera Cruz, é na Cidade do México, a capital mais antiga do Novo Mundo, que arquitetura, ruas e arredores contam histórias. Oficialmente, a cidade tem 151 museus e mais de 200 extraoficiais, número que a coloca em igualdade com cidades como Londres e Buenos Aires, Madrid e Paris.

 

4 – Cidades e vilarejos imperdíveis

 

4

 

O país é extenso e tem mais de 120 milhões de habitantes. Cada região tem suas peculiaridades e por onde se for, as tradições serão diferenciadas e encantadoras. No centro do país, cidades como San Miguel de Allende e Guanajuato parecem desenhos pintados entre ruas estreitas e antigas. Morélia, no estado de Michoacan, também é imperdível com seus casarões coloniais. Seu centro histórico foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade em 1991, pela UNESCO. O país está repleto de lugarejos adoráveis como esses.

 

5 – Belezas Naturais

 

5

 

Os cenotes de Chichen Itza e o santuário das borboletas monarcas e o Parque Xcaret são apenas alguns exemplos das belezas naturais que fazem do México um dos países mais fascinantes das Américas. O mais interessante destes dois lugares pertencem à Península de Yucatán, região muito disputada entre os viajantes que querem desbravar o México.

 

6 – Tradição Religiosa

 

6

 

O México é o segundo país mais católico do mundo, com 84% de seguidores entre a população. Há igrejas e mais igrejas com paredes forradas de fé. A Basílica de Guadalupe é o santuário mariano mais visitado do planeta. Muito religiosos, os mexicanos também cultuam outros santos tradicionais como a Nossa Senhora da Morte, e nos feriados de 1 e 2 de novembro, altares aos mortos podem ser vistos nas casas, shoppings e salões diversos, com foto do homenageado, comida, bebida e flores. Uma tradição que se converteu em festa e que pode ser acompanhada por viajantes em qualquer lugar do país.

 

7 – Desporto inusitado

 

7

 

Em nenhum outro lugar a luta livre é tão comovente como no México. Em tempos de UFC, quem gosta da modalidade pode desfrutar de uma das mais tradicionais manifestações populares do país. Com máscaras divertidas ou aterrorizantes, os lutadores compõem os espetáculos que acontecem por todo o país, desde pequenas tendas montadas para o show até arenas grandiosas dedicadas ao evento que atrai pessoas de todo o mundo. Na Cidade do México, a Arena México é a mais visitada. Nas ruas ao redor, várias lojinhas vendem máscaras e lembranças desse esporte tipicamente mexicano.

 

8 – Tequila

 

8

 

Conhecer os sabores da Tequila e suas variações percorrendo a Rota da Tequila também é um dos grandes motivos para visitar o México. O roteiro passa pelas destilarias mais famosas do país. Segundo os mexicanos, a tequila deve ser saboreada como um uísque fino. Há degustação durante todo o trajeto.

 

[pub_quadro_exoclick]

9 – Iguarias exóticas

 

9

 

Conhecido em todo o país como a vitamina T, tacos, tortas, tamales e tostadas fazem parte do dia-a-dia do mexicano e devem ser experimentados por quem visita o país, mas as iguarias exóticas não podem ser deixadas de lado. Os famosos escamoles (ovas de formiga, que ficam deliciosas quando condimentadas ao sabor mexicano) e o huitlacoche (fungo do grão do milho), assim como grilos e lavas encontradas em árvores são algumas das peculiaridades da culinária mexicana. Esse cardápio faz parte da cozinha tradicional, herdada da época pré-hispânica, passada de geração em geração e que acabou por sofisticar-se e transformar-se em finos pratos nos melhores restaurantes do país.

 

10 – A música

 

10

 

Receber a serenata de um grupo de mariachis é ter a certeza de que se está no México. Tradição que sobreviveu à modernidade, em algumas cidades é possível ver grupos de músicos com suas roupas típicas e instrumentos a postos, só esperando para serem contratados para uma apresentação.