17 Maravilhas Naturais de Angola

17 Maravilhas Naturais de Angola

 

Juntamos aqui 17 das 27 candidatas a Maravilhas Naturais de Angola

 

Bacia do Okavango

 

baciaocavango

 

A Bacia do Rio Okavango cobre uma superfície hidrologicamente activa com cerca de 323 192 km2, partilhada por três países da África Austral: Angola, Namíbia e Botswana.
O seu caudal principal resulta do escoamento de planícies sub-húmidas e semi-áridas da província de Cuito-Cubango, em Angola, numa área de 120 000 km2.

 

Barra do Dande

 

barra_do_dande

 

Localizada na comuna do Dande, onde desagua o rio Dande, merece destaque entre os atractivos naturais da região, pelas suas falésias deslumbrantes, que fazem as delícias dos visitantes.
É uma zona também reconhecida pelo lazer e pelas suas praias bem preservadas e de beleza inegável.

 

Cataratas do Binga no Rio Keve

 

queda_do_bingue

 

As Cataratas do Binga no Rio Keve são uma paisagem idílica para quem as visita e escolhe este local para a prática balnear. Apresentam características únicas à prática do turismo ecológico e de lazer. As quedas formam um leito caudaloso e navegável, que serpenteia as povoações das comunas dos municípios do Sumbe e Porto Amboim, espreguiçando-se na Foz do Rio Keve.

 

Cataratas do Ruacaná

 

cataratas_do_ruacana

 

As Cataratas do Ruacaná são um conjunto de cataratas e rápidos formado pelo rio Cunene nas imediações da povoação de Ruacaná, na fronteira Angola-Namíbia. A queda principal tem 120 m de altura e cerca de 700 m de largura na época das chuvas. O conjunto constitui uma das maiores quedas de água de África, em caudal e em largura.

 

Cavernas do Zau Evua

 

cavernas_zau_evua

 

As Cavernas do Zau Evua localizam-se a 80km da sede do município de M’Banza Congo, cidade capital da província do Zaire, classificada como Património Cultural Nacional e candidata a Património da Humanidade. Estas Cavernas são um local de grande beleza.

 

Egipto Praia

 

egipto_praia

 

O Egipto Praia, onde desagua o Rio Balombo, é um local de paisagem mística que nos reporta para o Egipto. As arribas e falésias em torno da praia, que lhe conferem a sua real beleza, fazem lembrar a paisagem egípcia. O Egipto Praia fica a norte da Província de Benguela, relativamente perto da cidade do Lobito.

 

Fenda da Tundavala

 

fenda_Tundavala

 

A Fenda da Tundavala é um enorme abismo de cerca de 1200m situado na Serra da Leba, a 18km do Lubango, na província da Huíla. É nos penhascos da Tundavala que termina o Planalto Central de Angola. Aqui o planalto excede 2200m de altitude e cai abruptamente para cerca de 1000m de altitude, provocando um desnível deslumbrante com fendas colossais na montanha. Daqui se desfruta uma paisagem magnífica que se estende por dezenas de quilómetros.

 

Floresta do Maiombe

 

floresta-de-maiombe

 

Maiombe é de uma beleza singular em África, uma manta verde, aliada a centenas de espécies diferentes de borboletas.
Há museus em Londres, Tóquio, Munique, Copenhaga, entre outros, que possuem exemplares admiráveis de borboletas de Cabinda, oriundos do Maiombe.

 

Grutas da Sassa

 

gruta_da_sassa

 

Concorrendo na categoria de grutas e cavernas, as Grutas da Sassa localizam-se a cerca de 3km a leste da cidade do Sumbe e apresentam um coral que forma estalactites e estalagmites, com exemplares únicos no mundo. É considerado um local de interesse histórico, por terem sido furnas de refúgio dos antepassados, na fuga do pagamento de impostos.

 

Grutas do Nzenzo

 

Grutas-Naturais-do-Nzenzo-Nova

 

As Grutas do Nzenzo são um local recentemente descoberto. A sua beleza ainda virgem e completamente preservada foi descoberta pelo Governo Provincial do Uíge. A gruta do Nzenzo faz parte de uma cordilheira de morros de pedra com mais de 100m de altura. Na gruta habitam animais como leões, veados, gazelas, seixas, alguns répteis, e aves das mais variadas espécies.

 

Ilha do Mussulo

 

Luanda-Mussulo3005

 

O Mussulo é um banco de areia com cerca de 30 km de comprimento formado pelos sedimentos do rio Cuanza, na costa sul de Luanda, em Angola.
A restinga do Mussulo abriga a baía do Mussulo que alberga três ilhas no seu interior, sendo a ilha dos Padres a maior e mais conhecida.
Do outro lado da restinga, voltada para o Oceano Atlântico, há uma imensa praia de areia branca, praticamente deserta.

 

Miradouro da Lua

 

miradouro_da_lua

 

O Miradouro da Lua é um conjunto de falésias 40 km a sul de Luanda, no município da Samba, em Angola.
Ao longo do tempo, a erosão provocada pelo vento e pela chuva foi criando a paisagem de tipo lunar que hoje encontramos. O Miradouro da Lua é um ponto turístico de paragem obrigatória para quem se dirige de Luanda à Barra do Cuanza ou às praias do Cabo Ledo.

 

Pedras Negras de Pungo Andongo

 

pedras_negras_pungo

 

As Pedras Negras de Pungo Andongo ficam localizadas no município do Kacuso, a cerca de 116 km da cidade de Malanje.
As Pedras Negras são umas estranhas formações rochosas, com milhões de anos que se elevam bem acima da savana que as rodeia. Segundo a tradição, as pegadas esculpidas na rocha são de D. Ana de Sousa ou Rainha Nzinga Mbandi Ngola.

 

Praia da Caotinha

 

praia_da_caotinha

 

Situada a 26km do contro da cidade, deve o seu nome à sua pequena extensão de apenas 150m. Chega-se à praia contornando o morro da Caota.

 

Quedas de Kalandula

 

cataratas_kalandula

 

As Quedas de Kalandula são quedas de água situadas no município de Kalandula, província de Malanje.
As Quedas de Kalandula estão localizadas no rio Lucala, o mais importante afluente do rio Kwanza. Com uma extensão de 410 metros e uma altura de 105, são as segundas maiores de África.

 

Rio Cuito

 

Riu_cuito

 

O rio Cuito que faz parte da Vertente do Kalahari. O rio Cuíto, que nasce no centro de Angola, na serra de Mozamba e desagua no rio Cubango.

 

Serra da Leba

 

serra_da_leba

 

A Serra da Leba é uma formação montanhosa na província da Huíla. Localizada perto da cidade do Lubango, a Serra da Leba é famosa pela altitude, pela sua beleza e também pela estrada que a serpenteia. A Serra possui um gigantesco paredão que divide a região planáltica, de altitudes elevadas, para a região desértica, no litoral sul de Angola.