18 curiosidades sobre o quadro mais famoso do mundo: Mona Lisa

18 curiosidades sobre o quadro mais famoso do mundo: Mona Lisa

 

Nem todos sabem, mas Mona Lisa, o retrato mais famoso e valioso do mundo, não passa de um quadro de dimensões pequenas: 77 centímetros de altura por 53 de largura. É um pouco maior do que uma TV de 32 polegadas em posição vertical.

 

Mona Lisa foi inspirada na terceira esposa de um rico mercador florentino chamado Francesco del Giocondo. Seu nome era Lisa Gherardini, conhecida também como La Gioconda.

 

Leonardo levou nada menos que quatro anos para pintar a obra. Isso irritou Francesco del Giocondo que, além de proibir a esposa de posar para o artista, jamais pagou pelo trabalho. Um detalhe: Leonardo nunca chegou a concluí-lo como desejava.

 

A técnica utilizada pelo pintor na obra, inclusive na criação do enigmático sorriso da modelo, chama-se sfumato (esfumaçado).

 

A pintura foi levada para a França pelo próprio Da Vinci. Ela foi comprada pelo rei francês Francisco I e exibida nos palácios de Fontainebleau e Versalhes. Atualmente, está exposta no Museu do Louvre.

 

 

Acredite se quiser, mas o rei Francisco I comprou a obra com a intenção de decorar o seu banheiro.

 

Uma das teorias da conspiração sobre a obra diz que Leonardo teria pintado Mona Lisa nua, um quadro que jamais foi encontrado.

 

Outra teoria afirma que Mona Lisa não passa do retrato do próprio Leonardo com feições femininas.

 

Uma terceira sustenta que o modelo original teria sido um assistente chamado Gian Giacomo Caprotti, mais conhecido como Salai, que trabalhou com o gênio durante 25 anos.

 

Há também quem acredite que Mona Lisa teria sido Constanza D’Avalos, uma suposta amante de Giuliano de Médici.

 

São também muitas as especulações sobre o cenário que aparece no quadro, atrás da modelo. De acordo com uma delas, seria a cidade de Bobbio ou uma aldeia próxima a Piacenza, na Itália.

 




 

Você já reparou que Mona Lisa não possui sobrancelhas? Todos sempre prestam atenção em seu enigmático sorriso, mas jamais nas suas sobrancelhas. De acordo com uma teoria, ela teria perdido as sobrancelhas durante um trabalho desastrado de restauração. Tudo indica, no entanto, que ela teria raspado as sobrancelhas simplesmente porque era moda na época.

 

Análises feitas por pesquisadores canadenses, revelaram que Mona Lisa ostentava um véu típico da Itália da época, muito usado por mulheres grávidas. Ainda segundo eles, La Gioconda teria um lipoma, uma espécie de tumor benígno no olho direito.

 

Segundo um dos biógrafos de Leonardo, o autor teria contratado sem sucesso um grupo de músicos e bufões para arrancar um sorriso da modelo. Não pegava bem para as moças sorrirem nessa época.

 

O historiador Silvano Vincenti alegou ter descoberto letras escondidas na pintura. O olho direito, por exemplo, possuía as inicias de Leonardo da Vinci. Análises rigorosas feitas pelo Museu do Louvre, no entanto, não encontraram absolutamente nada.

 

 

O incidente que catapultou Mona Lisa como o quadro mais famoso do mundo ocorreu em 1 911, quando foi roubada. Ela permaneceu desaparecida por mais de dois anos. Não foi a primeira vez que Mona Lisa foi roubada, mas foi a que mais deu o que falar. O crime foi noticiado no mundo todo, gerando uma grande curiosidade em torno do quadro. Multidões passaram a ir ao museu só para ver o espaço outrora preenchido por ele. O pintor Pablo Picasso e o poeta Guillaume Apollinaire foram considerados suspeitos.

 

Mona Lisa possui um valor incalculável. Nem mesmo os especialistas em artes conseguem estipular um preço. Mas dá para se ter uma pequena ideia com base no seguro feito numa viagem aos Estados Unidos, onde seria exposta. O preço pago pelo seguro foi de 100 milhões de dólares… em 1964!

 

Mona Lisa está atualmente em exposição numa sala com segurança máxima no Museu do Louvre. Além de protegida por um vidro blindado, ela é mantida distante dos turistas (muitos, muitos, muitos turistas) por um cordão de isolamento. Isso sem contar a segurança particular e as câmeras, que mantém a obra sob estrita vigilância 24 horas por dia.

 

Fontes: Wikipédia, Brasil Escola, Guia dos Curiosos, Mundo Estranho, BBC Brasil.