5 superalimentos que deverias comer com mais frequência

5 superalimentos que deverias comer com mais frequência

 

Alguns alimentos podem fazer um “upgrade” na sua saúde. Por que não comê-los?

 

1. Agrião

 

0capa

 

Este vegetal saboroso é fácil de adicionar a saladas e fácil de crescer sozinho. Além disso, uma meta-análise feita em 2012 de cinco estudos que envolveram mais de 179.000 pessoas revelou um menor risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 em pessoas que comiam mais frutas e vegetais em comparação com aqueles que comiam menos. A ligação era muito mais forte com vegetais de folhas verdes, como agrião, e a relação ficou mais forte conforme o estudo progrediu.

 

2. Acelga

 

2

 

A acelga é uma grande fonte de fibras, vitaminas A, B6, C, E, K, fibras, cálcio, ferro, magnésio e potássio. Mas também tem um teor calórico incrivelmente baixo, com apenas 7 calorias por xícara. Tanto as suas folhas verdes escuras quanto seus caules suculentos são completamente comestíveis, por isso é uma boa adicioná-la na próxima salada.

 

3. Espinafre

 

3

 

O espinafre é delicioso cozido ou cru e é uma excelente fonte de todos os nutrientes verdes pelos quais as verduras são famosas. Também contém vários compostos vegetais – estudos sugerem que o composto desempenha um papel na protecção contra o cancro e outras doenças crónicas.

 

Ainda não estás convencido? Um estudo de 2011 sugeriu que os componentes do espinafre ajudaram ciclistas a usar menos oxigénio ao longo do percurso, e um estudo de 2014 constatou que um aminoácido presente na verdura, chamado tirosina verde, ajuda a melhorar a velocidade de reflexo.

 

4. Couve

 

4

 

A couve é da família que inclui o repolho, bróculo e couve-flor, e vem em muitas variedades, incluindo verde, roxo, suave e encaracolado.

 

Uma xícara de couve picada crua lhe dá mais de 200% da tua dose diária de vitamina A, mais gritantes 684% do seu subsídio de vitamina K. É também rico em vitaminas C, B6, cálcio e potássio. Tal como o bróculo, a couve também contém níveis elevados de compostos de plantas em glucosinolatos, que podem ser úteis na protecção contra certos tipos de cancro.

 

5. Pimentão vermelho

 

5

 

Pimentões vermelhos são uma grande fonte de vitaminas A (uma xícara dele cru e picado dá-lhe quase 100% do seu subsídio diário), C (300%), e B6. Experimenta coloca-lo na salada.

 

Fonte: BusinessInsider