6 mistérios que os Maias deixaram sem solução após desaparecerem

6 mistérios que os Maias deixaram sem solução após desaparecerem

 

A civilização Maia habitou a região das florestas tropicais das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (sul do México). Os Maias habitaram essas regiões entre os séculos IV a.C. e IX a.C. Eles nunca chegaram a formar um império unificado, fato que pode ter favorecido a uma suposta invasão e domínio de povos vizinhos.

 

Existem várias curiosidades sobre os Maias e também alguns mistérios sobre a civilização que ninguém nunca conseguiu desvendar. Por exemplo, ninguém conseguiu explicar como os Maias foram extintos, e provavelmente nós nunca saberemos. Pensando nisso, fizemos essa matéria com os 6 mistérios que os Maias deixaram sem solução após desaparecerem, confiram:

 




1 – Extinção

 

1

 

Afinal, porque os Maias abandonaram dezenas de cidades que tinham sido construídas e permitir que as cidades altamente desenvolvidas se transformem em ruínas? Algumas pessoas tem teorizado que os maias provavelmente foram derrotados na batalha pelos povos rivais e que a classe dominante foi derrubada em uma revolta camponesa e outros ainda afirmam que houve uma invasão de alienígenas. Ninguém sabe realmente como eles foram extintos e isso continua sendo um mistério até hoje.

 

2 – Fim do mundo

 

2

 

A antiga civilização Maia tinha um calendário especial, onde previu que no dia 21 de dezembro de 2012 o mundo iria acabar. Os maias eram muito bons em matemática e astrologia, tanto que previram com precisão um eclipse que ocorreu centenas de anos mais tarde. Mas acabou que o mundo não acabou em 2012, tanto que vocês estão lendo essa matéria (risos), mas as questões que determinavam a data ainda continua sendo um dos maiores mistérios do mundo atual e diversos cientistas ainda procuram por uma resposta.

 

 

3 – As representações nas antigas muralhas

 

3

 

Acredita-se que as representações sobre as antigas muralhas eram dos membros das famílias reais, que praticavam derramamento de sangue e sacrifício para entrar em contato com os deuses ou seus antepassados. Mas porque uma sociedade avançada teria razões plausíveis para a prática deste tipo de costume? Os investigadores acreditam que as paredes também retratam prisioneiros de guerra como vítimas para o sacrifício humano. Mas a verdade é que ninguém nunca conseguiu descobrir o real motivo das suas representações.

 

4 – Construção das cidades

 

4

 

Os Maias aprenderam a cultivar milho, feijão, abóbora e cacau. Eles colheram algodão e desenvolveram uma indústria têxtil para a fiação, tinturaria e até pano de tecelagem, mas eles não desenvolveram ferramentas de metal e nem a roda. Então, sem grandes tecnologias como a roda, como eles construíram cidades tão grandes e complexas? E por esse e outros motivos que algumas pessoas acreditam que os Maias tinham sérias relações com alienígenas.

 

 

5 – Matemática e astronomia

 

5

 

Pistas e evidências suportam a ideia de que os Maias possuíam um conhecimento superior em matemática e astronomia.Mas o conhecimento da matemática e da astronomia leva décadas de observação e o uso da matemática sofisticada para calcular os ciclos astronômicos levam milhares de anos para serem concluídos. Mas como todo esse conhecimento pode desaparecer sem ser passado a ninguém? Realmente existem várias coisas dos Maias que provavelmente nós nunca solucionaremos.

 

6 – Medicina

 

6

 

A saúde na sociedade Maia era uma mistura entre ciência, religião, mente e corpo. Poucos cidadãos estudavam a medicina a fundo e praticavam feitiçarias, com o objetivo de curar as pessoas. Mas o lance é que eles realizavam suturas com cabelos, cuidavam de fraturas e até faziam próteses dentárias, mas como? Sem tecnologia alguma na época, como eles poderiam até fazer próteses dentárias? Uma da explicação pode ser a feitiçaria, mas que é um fato que ninguém nunca conseguiu provar se ela existe ou não.