Por que as pessoas evitam o sexo?

Por que as pessoas evitam o sexo?

O sexo tem uma forte influência em muitos aspectos do bem-estar humano. Ele é uma necessidade fisiológica básica. Segundo especialistas, o sexo é um elemento central da nossa vida social, mas, mesmo assim, existem milhões de pessoas que passam pela vida adulta sem ter uma experiência sexual satisfatória.

Esta evasão sexual pode trazer diversos problemas, como angústia emocional e baixa autoestima. A falta de interesse por sexo também é um transtorno para os parceiros, que se sentem rejeitados.

Pesquisas indicam que as pessoas evitam o sexo por muitas razões diferentes. Confira algumas delas!

Motivos para a falta de sexo

Pessoas que fazem sexo com regularidade apresentam maior autoestima, qualidade de vida e satisfação. Em contraste, indivíduos que evitam o sexo costumam ter mais problemas psicológicos, como angústia, ansiedade e depressão.

Um trabalho de Alfred Kinsey descobriu que até 19% dos adultos não se envolvem sexualmente. Isso varia de acordo com o gênero e o status de relacionamento.

Outras pesquisas também confirmam que as mulheres geralmente evitam mais o sexo do que os homens. Na verdade, cerca de 40% das mulheres evitam o sexo em algum momento de suas vidas. Nestes casos, os principais vilões costumam ser a dor durante o ato sexual e a baixa libido.

As mulheres também são mais propensas a evitar o sexo por causa do abuso sexual na infância. Além disso, mulheres grávidas e que temem um possível aborto também podem recusar o sexo por falta de interesse ou por fadiga.

No caso dos homens, as causas mais comuns para evitar o sexo são disfunção erétil, condições médicas crônicas e falta de oportunidade.

Tanto para homens como para mulheres, alguns problemas de saúde são os principais motivos para evitar o sexo. As condições que costumam levar uma pessoa a recusar o sexo são principalmente doenças cardíacas, doenças vasculares e dor crônica. Em relação às condições psicológicas, a depressão e o estresse são os maiores responsáveis por tirar o desejo sexual das pessoas.

Algumas condições metabólicas, como diabetes e obesidade, também reduzem a atividade sexual. Outras causas para a ausência de sexo são:

Distúrbios de personalidade;
Dependência e abuso de drogas;
Problemas do sono;
Uso de medicamentos, como antidepressivos;
Baixos níveis de testosterona para homens e baixos níveis de dopamina e serotonina em homens e mulheres;
Fatores sociais e emocionais;
Envelhecimento;
Entre outras.

Como resolver o problema?

Se o sexo é tão importante para a saúde física e mental das pessoas, é preciso conversar sobre o assunto e deixar os tabus de lado. Indivíduos com problemas para ter uma vida sexual satisfatória devem buscar orientação médica. É necessário conversar sobre os problemas sexuais para que seja possível tratá-los!

Gostaste deste artigo? Então partilha com os teus amigos nas tuas redes sociais.

Vê também:

Sexo oral e doenças transmissíveis. Cinco mitos que deves esquecer

7 sinais que o corpo dá quando precisas de Sexo

Por que alguns homens amam fazer sexo oral? Ciência descobriu razão inesperada

10 factos estranhos sobre o sexo que provavelmente nunca tinhas lido

8 filmes com cenas reais de sexo

50 Razões para Homens e Mulheres Fazerem Sexo

10 curiosidades interessantes sobre o sexo

As pessoas fazem mais sexo no verão ou no inverno?

8 coisas que deixam o homem assustado na hora do sexo