Conheçe a taipan, a cobra mais venenosa do mundo

Conheçe a taipan, a cobra mais venenosa do mundo

 

Muitas pessoas têm medo de cobras mesmo sem nunca terem sido picadas ou mesmo terem visto uma de perto. O que será que essas pessoas fariam caso se cruzassem com a Taipan, a cobra mais venenosa do mundo?

 

A taipan é uma cobra da família elapidae encontrada no litoral e no outback australiano.

 

Existem seis espécies conhecidas. A cobra taipan comum é subdividida em duas sub-espécies: a taipan costeira da Austrália (Oxyuranus scutellatus scutellatus) e a taipan de papua (Oxyuranus scutellatus canni) que é nativa da costa sul de Papua-Nova Guiné.

 

A espécie inland taipan (Oxyuranus microlepidotus) é considerada a cobra mais venenosa do mundo. Possui um veneno hemotóxico potente e complexo (que faz o sangue se liquifazer, destruindo as células sanguíneas, podendo ocorrer hemorragias internas), inoculado através de duas presas fixas que tem na parte anterior da boca, capaz de matar um ser humano em menos de 45 minutos. Estima-se que o veneno disponível em suas presas seria capaz de matar 100 homens ou 250.000 ratos. A espécie taipan comum, por sua vez, é considerada a terceira cobra mais venenosa do mundo. É da mesma família da cobra Coral e Naja.

 

Ela é grande, possui de 2,5 a 3 metros de comprimento, tem escamas lisas com a coloração creme e/ou castanho. Alimenta-se de pequenos mamíferos. Ela é, de todas as serpentes elapídeas, a que possui as maiores presas. Em Setembro de 2012 na cidade de Kurri Kurri (Nova Gales do Sul, Austrália) um adolescente de 17 anos foi picado por uma Taipan e sobreviveu. Mesmo depois de administrar o antídoto, raramente uma vítima sobrevive. Raramente vista, a taipan também é chamada de cobra-feroz. Arisca, prefere não enfrentar predadores a menos que a ataque, sendo raros os casos de ataques a humanos.

 

Subdividida em várias espécies, a taipan-do-interior (Oxyuranus microlepidotus) é a cobra com veneno mais potente do mundo, sendo capaz de matar 100 homens ou 250 mil ratos com o veneno disponível em suas presas. Depois que ela injecta o veneno em um ser humano, ele pode falecer em menos de 45 minutos.

 

A taipan-do-interior tem aproximadamente 2,5 a 3 metros de comprimento, além de esbanjar escamas lisas com coloração creme e marrom. A alimentação dessas cobras é feita basicamente com mamíferos.

 

Conheça-a-taipan-do-interior-a-cobra-mais-venenosa-do-mundo-

 

Ela é extremamente rara – dificilmente é encontrada por seres humanos vivendo nas selvas, e além disso, é consideravelmente dócil. Até hoje, não se registrou nenhum incidente envolvendo a taipan-do-interior. No entanto, os especialistas dizem que, se um ser humano for picado, é praticamente impossível salvá-lo, já que o tempo de ação que os médicos teriam seria muito curto (menos de 45 minutos a contar do momento exato da picada).