Dormir bem ajuda a relembrar coisas esquecidas, diz estudo

Dormir bem ajuda a relembrar coisas esquecidas, diz estudo

 

Dormir bem tem sido um ótimo aliado contra vários males, como combater o Alzheimer e evitar que mude seu relógio genético, e agora cientistas descobriram que uma ótima noite de sono ajuda a resgatar memórias esquecidas ou não deixar esquecer coisas novas.

 

Pesquisadores da Universidade de Exeter, no Reino Unido, liderados pelo psicólogo Nicholas Dumay, realizaram um teste com alguns participantes para tentar relacionar o sono com a memória. Para isso, deram 12 palavras novas para eles decorarem e após 12 horas de sono, eles mostraram um ótimo aproveitamento ao se lembrarem das palavras.

 



 

Depois fizeram o mesmo teste, mas dessa vez sem cada participante dormir e depois de 12 horas os resultados foram o oposto: o índice de acerto praticamente chegou a zero. Segundo os cientistas, ou as palavras eram completamente esquecidas ou eles lembravam de algumas palavras sem sentido.

 

Os cientistas descobriram que durante o sono, a pessoa vivencia e relembra alguns fatos marcantes que ela passou durante o seu dia. E esse trabalho do cérebro ajuda a reafirmar na memória os fatos recentes, além de conseguir promover acesso a traços da memória que são muito fracos enquanto se está acordado.

 

 

Dumay também afirma que o ato de dormir ajuda a afiar e fortalecer memórias perdidas em nosso cérebro, além de ajudar a manter ele mais ativo nessa área. Tudo isso acredita-se que é possível graças ao hipocampo, que processa, codifica e ativa replays do seu dia durante o sono, fazendo as pessoas re-experimentarem os eventos que viveram acordados durante o sono. [ScienceAlert]