Se eu engolir vidro, ele sai nas fezes ou morrerei em seguida?

Se eu engolir vidro, ele sai nas fezes ou morrerei em seguida?

O ser humano é um animal curioso. E nós estamos aqui para sanar todas essas dúvidas. Das mais simples até as mais estranhas. Uma que chegou até a gente e nós surpreendeu por conta da bizarrice é: o que acontece se uma pessoa engolir vidro? Ela morreria na hora ou o material seria expelido normalmente pelas fezes?

Sim, essa é uma pergunta bizarra, mas vamos respondê-la para matar a curiosidade daqueles que sempre quiseram saber. De quebra, ainda vamos tratar daqueles que engolem outros tipos de materiais, como areia, pedra e madeira. Vamos nessa?

Muitas histórias para contar

Você pode não imaginar, mas os profissionais da área médica têm muita história para contar nesse sentido. Todos os dias, diversos pacientes chegam aos hospitais com inúmeros objetos estranhos dentro de seus tratos intestinais. E eles já viram de tudo. De pregos e outros objetos pontudos, até lâmpadas incandescentes e outros materiais potencialmente perigosos para a saúde humana.

Em alguns casos, o paciente precisa até mesmo ser internato e passar por uma cirurgia. Esse geralmente não é o caso de quem engolir vidro. Sim, ingerir esse tipo de material, ao contrário do que muitos pensam, pode não ser tão prejudicial assim. Porém, isso não significa que você deve incluí-lo em seu cardápio! Entenda definitivamente o que acontece se você engolir vidro.

Engolir vidro: uma péssima ideia

O vidro é tipo de material que não é digerido pelo nosso trato intestinal. Diferente de alimentos comuns, ele não reage com o suco gástrico e outros agentes do nosso sistema digestivo. Porém, isso não significa que ele seja extremamente perigoso para o ser humano quando engolido.

[pub_quadro_exoclick]

O que acontece, na verdade, é que ele simplesmente passa pelo sistema digestivo e geralmente é expelido pelas fezes. Nesse processo, podemos dizer que engolir vidro não faz muita diferença. É que nem ingerir qualquer outro material com o qual nosso sistema não interage, como pedras, areia e a madeira. Contudo, há um perigo que deve ser considerado, do qual já vamos discutir.

Mas afinal, como conseguimos engolir vidro em primeiro lugar? Simples! Os movimentos peristálticos do nosso sistema digestivo são capazes de levar qualquer coisa que engolimos por todas as partes do nosso organismo. Isso inclui a laringe, o estômago, o intestino delgado e o intestino grosso. Depois disso, o caminho final é o reto que geralmente encontra a privada em forma de fezes.

O perigo de engolir vidro

Embora engolir vidro possa não ser tão prejudicial assim, há um caso em que sua ingestão é fatal. Se ele tiver pontas proeminentes, capazes de perfurar o trato intestinal em algum ponto, pode ser bastante perigoso “brincar de engolir vidro”. O mesmo vale para outros materiais, como metal, plástico e pedras.

Além disso, se ingerido em grande quantidade, o vidro pode oferecer sérios riscos na hora de ser expelido para o corpo. Já que ele não é digerido como outras substâncias que comemos, sua forma e consistência não alteram até chegar ao nosso reto. Agora imagine uma grande quantidade de vidro tentando sair por aquele orifício do qual você sabe muito bem que estou falando?

Há casos de pessoas que engoliam vidro sem saber. Esse é a situação de algumas crianças, que acabavam comendo esse tipo de material junto com o alimento ou a merenda da escola. Nesses casos, recomenda-se levar a pessoa imediatamente para o médico e não contar com a possibilidade de o vidro simplesmente “passar reto” pelo complexo organismo do paciente.

E outros materiais, como metal, madeira e areia?

Acredite você ou não, materiais como metal, pedra, papel, madeira e areia também são menos prejudiciais do que se imaginava. Isso acontece porque esses compostos simplesmente são ignorados pelo trato intestinal e não sofrem as reações químicas do alimento que comemos.

Porém, mais uma vez: isso não significa que seja 100% seguro ingerir esses materiais. Se eles tiverem uma extremidade pontiaguda, podem facilmente perfurar algum órgão e causar estragos fatais. Em alguns casos, engolir esses compostos pode causar sufocamento, o que pode resultar em morte em apenas poucos minutos.

Portanto, não invente. Jamais engula materiais que não foram feitos para serem ingeridos. Engolir vidro então, sem pensar! Mas se isso acontecer acidentalmente, procure ajuda médica imediatamente! Mesmo que alguns materiais sejam expelidos normalmente pelas vezes, o melhor é não contar com a sorte de que isso vai acontecer com você.

Vê também:

Descoberto o gene que faz parar de comer

5 superalimentos que deverias comer com mais frequência

Os 10 maiores exportadores de alimentos do mundo

6 alimentos que são laxantes naturais e podem te ajudar a ir ao banheiro