Estas novas tecnologias devem transformar o mundo na próxima década

Estas novas tecnologias devem transformar o mundo na próxima década

Com o passar dos anos, a tecnologia tem avançado cada vez mais depressa, atingindo níveis que não imaginaríamos há anos atrás. Por exemplo, hoje, qualquer celular tem uma capacidade de processamento de dados do que a usada para levar o homem à Lua pela primeira vez.

Dentre tantos avanços, fazer previsões sobre avanços tecnológicos é algo complicado, mas não é um empecilho para que possamos observar o ritmo da revolução tecnológica e esperarmos algumas coisas, como as que serão citadas a seguir.

Realidade aumentada

Essencialmente, realidade aumentada é uma interface de computador que de certa forma mistura o mundo real com o virtual. Imagine acordar, ligar um dispositivo de realidade aumentada e ver o mundo sendo construído em sua sala. Recentemente, a Microsoft entrou no mercado da realidade aumentada com os HoloLens. Os óculos criam hologramas de alta definição, de modo que engenheiros podem mexer com versões digitais de seus projetos em suas próprias mesas. O Google também está na corrida pelo desenvolvimento desta tecnologia, com o seu Google Glass.

Pesquisas com células-tronco

Em resumo, células-tronco são células capazes de se adaptar a qualquer tecido do corpo. Recentemente, cirurgiões do Reuni Unido realizaram o primeiro procedimento de correção de visão usando células troncos em uma paciente com degeneração macular. As células do olho utilizadas eram derivadas de células-tronco criadas em um laboratório. Outros pacientes são esperados para os próximos meses, promovendo o potencial desta pesquisa para salvar milhões de vidas.

[pub_quadro_exoclick]

Grafeno

Em 2002, um professor de física da Universidade de Manchester descobriu um material que provavelmente substituirá alguns metais e o silício que usamos todos os dias. Este material é o grafeno, que pode ser utilizado em placas de apenas 1 átomo de espessura, é totalmente flexível e quase indestrutível. O material também é um excelente condutor de calor e eletricidade, o que pode torná-lo muito útil para a tecnologia.

Exploração espacial

Graças aos avanços tecnológicos, a exploração espacial está avançando a passos largos. Atualmente, temos sondas ativas em diversas partes do Sistema Solar e algumas até mesmo saindo dele. Também temos estações espaciais onde seres humanos podem habitar com segurança na órbita da Terra. Espera-se que nos próximos 10 anos tenhamos a tecnologia necessária para colonizar a Lua ou estabelecer bases em Marte.

Inteligência artificial

Muitas pessoas se preocupam com a possibilidade da inteligência artificial continuar avançando e causar desemprego. Recentemente, o diretor de tecnologia e estratégia da Target (uma empresa de varejo) anunciou planos para implantar uma frota de robôs como trabalhadores. Eles afirmam que em 2 anos abrirão uma loja onde haverá pouca mão de obra humana. Junto da Techstars, eles estão testando robôs de segurança: eles nunca ficam cansados e trabalham por 6,25 dólares a hora (25% do custo de seres humanos).

Impressoras 3D

Não há dúvidas de que impressoras 3D vão se tornar tão comuns quanto microondas e televisões nas nossas casas. Imagine o seguinte cenário: você vê na internet algo que gostaria de comprar; ao invés de comprar e esperar que chegue em sua casa, você faz download e sua impressora se encarrega de fazer tudo acontecer. Muito fácil, não? Por enquanto, as impressoras 3D estão limitadas a imprimir um único material de cada vez – normalmente plástico. No entanto, existem projetos em desenvolvimento de impressoras 3D capazes de fazer de tudo, desde a impressão 3D até cortes a laser.

Drones

Drones têm estado presente em muitas manchetes, desde usos militares até o plano da Amazon de utilizá-los para fazer entregas no mesmo dia ou para proporcionar novos ângulos em fotografias. Como eles afetarão as nossas vidas? Os entregadores de pizza da próxima década podem ser voadores e pesar poucos quilos, além de serem mais baratos para as empresas.

Vê também:

Nanotecnologia: conheça o termómetro mais fino do mundo

Nova tecnologia identifica possível risco de doenças mentais em adolescentes

Nova tecnologia transforma calor em eletricidade

5 verdades obscuras que a industria tecnológia esconde de nós

Dispositivo à base de luz solar poderia purificar água para comunidades em desenvolvimento