Construída em 1955 em alvenaria de betão e granito com 4,6m de altura, 48 metros de coroamento e tem uma capacidade útil de armazenamento de 120 mil m3. Esta pequena barragem desvia as águas da ribeira das Naves para a albufeira da Lagoa Comprida através de um túnel com 1519m.
A barragem dos Conchos faz parte do aproveitamento hidroeléctrico da Serra da Estrela e recolhe as águas da ribeira das Naves.
Vista de cima, a barragem parece ter um funil que é, afinal, um túnel de desvio de águas para a Lagoa Comprida. No entanto, poucos conhecem esta paisagem.
Um vídeo feito por três amigos, está a tornar-se viral por mostrar uma zona da Serra da Estrela pouco conhecida. A Barragem do Covão dos Conchos, situada numa zona de difícil acesso, onde só se chega caminhando a pé durante quatro quilómetros, foi filmada de cima (por um drone), mostrando o pormenor de uma pequena barragem construída em 1955, em alvenaria de betão e granito, que desvia as águas da Ribeira das Naves para a albufeira da Lagoa Comprida através de um túnel com 1519 metros.
[pub_quadro_exoclick]
[pub_quadro_exoclick]