Há um novo esquema de burla a fazer vítimas no WhatsApp

Há um novo esquema de burla a fazer vítimas no WhatsApp

O aviso parte da empresa de segurança Kaspersky, que indica que no espaço de dois dias já houve mais de 300 mil vítimas.

Os utilizadores da aplicação de mensagens WhatsApp estão a ser vítimas de um novo esquema de burla, com a empresa de segurança Kaspersky a ter avisado que já mais de 300 mil pessoas foram vítimas deste novo golpe.

O esquema baseia-se no envio de uma mensagem que, a troco do registo do utilizador num serviço a ser (falsamente) promovido na aplicação, promete oferecer cerca de 4,5 euros de bónus na aplicação. Ao entrar nesse link, o serviço sugere que o utilizador envie a mesma mensagem para todos os seus outros contactos, de forma a que estes também possam receber o bónus, conta o Olhar Digital.

Entretanto, o serviço indica que é necessário atualizar aplicações, momento em que são instalados todo o tipo de software malicioso com a intenção não só de roubar os créditos que tenha disponíveis no WhatsApp como também de roubar dados pessoais armazenados no smartphone.

Caso venha a ser vítima deste esquema, aconselha-se que alerte os contatos (uma vez que reenviou a mensagem), cancele os serviços em que se registou e instale proteções contra software malicioso.

Vê também:

Já conheces os 6 NOVOS recursos incríveis do WhatsApp?

Novo esquema fraudulento no WhatsApp: Não se deixe enganar

5 motivos para trocares o WhatsApp pelo Google Allo agora mesmo

Truque no WhatsApp mostra quem viu a mensagem mesmo sem o tique azul

Saiba como enviar mensagens secretas no Facebook Messenger

Como funciona o mecanismo de “Conversa Secreta” do Facebook?