Mitos sobre Estrias

Mitos sobre Estrias

As celulites são consideradas as vilãs número 1 para as mulheres, mas as estrias estão quase no mesmo patamar, e é bastante difícil encontrar alguém que não tenha estrias. Pouco se sabe, entretanto, popularmente, a respeito das estrias, sua formação e tratamento. Por isso, resolvemos separar alguns mitos e verdades a respeito delas.

Verdades

As estrias são listras que aparecem na pele quando há uma hiperextensão na pele, quando há o rompimento das fibras de colágeno e elastina em decorrência do ganho de peso, gestação, ganho de músculos, colocação de prótese de silicone, gestação, entre outras causas. São como cicatrizes formadas em decorrência deste rompimento.

Quando estão avermelhadas ou rosadas, por serem mais recentes, são mais fáceis de tratar, pois ainda que haja o rompimento do tecido, ainda estão presentes fibras elásticas, permitindo que seja feito um tratamento para reversão do quadro com estímulos da renovação celular e da produção do colágeno. Quando for o caso, procure um médico especialista.

A hidratação da pele ajuda a evitar o aparecimento de estrias, principalmente com óleo de amêndoas, que conquistou muitas adeptas. A ideia é aplicar o produto sempre após o banho com movimentos circulares, fazendo uma leve massagem.

Mitos

Não é possível, infelizmente, exterminar as estrias permanentemente, nem com cremes caseiros nem com tratamentos de alta tecnologia. Após o rompimento, não há mais materiais de regeneração no local, e começa o processo de fibrose. Existe, entretanto tratamentos eficientes no que se refere a amenização da aparência das estrias, apresentando resultados bastante satisfatórios.

Coçar não é um comportamento que causa as estrias, mas o processo de rompimento das fibras pode sim causar coceira. Essa coceira ocorre um pouco antes do aparecimento das linhas, o que faz com que algumas pessoas se culpem por não ter aguentado a coceira, mas isso não foi a causa, portanto não se culpe.

O bronzeamento, seja artificial ou natural, não vai melhorar, disfarçar ou resolver o problema, muito pelo contrário. O que acontece é a evidenciação das marcas, que são brancas, e terão um contraste maior com a coloração que a pele adquire após o bronzeamento.

Também não resolve emagrecer, pois o emagrecimento rápido também pode ser um causador das estrias, sendo importante, no processo de emagrecimento, haver um período de adaptação para o corpo começar a se acostumar.

Não são somente as mulheres que têm estrias, apesar da propensão. Homens também possuem, até porque existe propensão genética para o aparecimento destas. O que ocorre, na realidade, é que os homens se incomodam menos com elas.

Gostaste deste artigo? Então partilha com os teus amigos nas tuas redes sociais.

Vê também:

Sexo oral e doenças transmissíveis. Cinco mitos que deves esquecer

12 Mitos desmitificados sobre a relação íntima

7 mitos sobre os filmes adultos que muita gente ainda acredita.

A diferença entre mitos e contos de fadas

TOP 13 mitos sobre a saúde que você ainda acredita ser verdade

Por que as pessoas evitam o sexo?