O teu sistema imunulógico em acção! Globulos brancos a atacar um parasita

O teu sistema imunulógico em acção! Globulos brancos a atacar um parasita

 

Os leucócitos (popularmente conhecidos como glóbulos brancos) são células componentes do sistema imunológico que têm a função de combater e eliminar quaisquer corpos estranhos ao organismo, executando a importante tarefa de defesa contra eventuais microrganismos e elementos químicos que possam causar alguma mazela.

 

Dentre os vários tipos de leucócitos existentes, os eosinófilos são especializados em enfrentar organismos multicelulares grandes demais para serem simplesmente fagocitados. Assim como várias outras células sanguíneas, são produzidos e maturados na medula óssea, circulando em alguns tecidos (principalmente, na mucosa intestinal) até serem ativados, quando migram para o local da infecção a fim de atacar o intruso num ataque massivo, envolvendo-o e secretando substâncias químicas para eliminar rapidamente a ameaça, induzindo lesão tecidual ou disfunção no corpo estranho.

 

Neste impressionante vídeo, o pesquisador Steven Rosen e a sua equipa da Universidade da Califórnia capturaram o exacto momento em que um verme parasita é atacado por eosinófilos numa acção sincronizada com precisão quase militar!

 

A ação toda demorou cerca de 80 minutos (o vídeo, obviamente, foi acelerado: cada frame foi capturado num intervalo de 30 segundos, sendo reproduzido numa taxa de 15 frames por segundos). A experiência foi feita colocando-se um nematódeo da espécie Caenorhabditis elegans em um meio gelatinoso, onde também foram adicionados eosinófilos da medula óssea de um rato. O grão escuro no canto superior esquerdo é uma partícula utilizada como controle. Ao término da experiência, os pesquisadores relataram que, apesar de milhares de glóbulos brancos envolverem o verme, o detrito foi praticamente ignorado.