Tens olhos castanhos? Cientistas dizem que és especial então!!!

Tens olhos castanhos? Cientistas dizem que és especial então!!!

 

A espécie humana possui polimorfismo, isto é, podemos ter diferentes cores de peles, olhos e cabelos e tudo isso está relacionado à genética evolutiva, além de estar directamente ligado à quantidade do pigmento melanina no corpo. Sendo assim, quanto mais melanina, mais escuros serão olhos, cabelo e pele.

 

Porém, o modelo de beleza europeu (pele, olhos e cabelos claros) muito admirado no mundo, criou uma espécie de padrão entre as pessoas e acabou inferiorizando as demais. Nesse caso, pessoas de olhos claros, geralmente são consideradas “melhores” do que as de olhos castanhos.

 

Porém, uma pesquisa realizada por cientistas e psicólogos da Universidade Carlos de Praga, na República Checa e publicado pela revista científica PLOS One, comprovou que as pessoas de olhos castanhos são muito especiais. De acordo com o estudo, mulheres de olhos castanhos são tidas como as mais confiáveis, enquanto que homens de olhos azuis foram relacionados a casos de maior desconfiança.

 

O estudo também revelou que pessoas de olhos castanhos podem ser mais enérgicas e compassivas, capazes de ter mais empatia com a dor alheia. Além disso, por causa da confiança atribuída a cor dos olhos, possuem maior facilidade para fazer amigos, sendo mais sociáveis. São pessoas consideradas lutadoras, generosas e apaixonadas pela vida.

 

No entanto, o mesmo estudo sugere que o formato do rosto também é um factor que influencia: a cor dos olhos e formato do rosto foram comparados para verificar qual tinha mais peso na percepção das pessoas. Foram analisados os ossos da bochecha, a distância entre os lábios e as sobrancelhas além da proporção entre largura e comprimento do rosto. Em suma ficou comprovado que são as características presentes no rosto de uma pessoa de olhos castanhos que criam essa impressão de confiança.

 

E não para por aí, os olhos castanhos também já foram alvo de uma pesquisa que comprovou que são mais resistentes aos raios UV e que estão relacionados a pessoas com melhores reflexos, de acordo com um estudo realizado na Universidade de Louisville. Porém, se tens olhos claros e te sentiste menosprezado pelo conteúdo da matéria, fica a saber que num outro estudo publicado pela PLOS One, foram encontrados vínculos entre mulheres caucasianas de olhos claros e uma maior tolerância a dores, angústias, ansiedade pós-parto e menores índices de depressão.

 

Uol / El País / Diário de Biologia ] [ Foto: Reprodução / Wikipédia ]