Por que a Hello Kitty não tem boca?

Por que a Hello Kitty não tem boca?

 

A Hello Kitty é um personagem infantil do tipo “fofo”, representado por uma gatinha branca com um laço em uma das orelhas.

 

A gatinha foi criada pela japonesa Yuko Shimizu (em 1974), mas foi patenteada apenas no ano de 1976. O nome “Kitty” foi escolhido em homenagem a um dos gatos que pertenciam a Alice (da obra ‘Alice no País das Maravilhas’, de Lewis Carroll).

 

Porém, uma certa característica da Hello Kitty é sua marca registada, e desde que a gatinha foi criada essa característica levanta vários boatos e teorias: a Hello Kitty não tem boca. É comum na cultura dos desenhos japoneses (animes e mangas) a representação de de personagens com traços do rosto maximizados ou minimizados, como bocas e olhos. Alguns podem ter a boca bem pequena, mas ela está ali. Já a Hello Kitty não. Por que a Hello Kitty não tem boca? Nem um traço sequer? Você já se perguntou o porquê? A explicação é bem curiosa.

 

O Curiosidades em Português vai-te matar a curiosidade e vai te contar algumas outras que você com certeza ainda não sabia sobre essa personagem japonesa tão interessante e, cá entre nós, fofa!

 

hello-kitty

 

Para começar, vamos te contar um facto que provavelmente vai te surpreender: a personagem Hello Kitty não é uma gata, mas sim uma menina humana.

 

Pois é, a informação foi dada pela próprio Sanrio, a empresa a qual a criadora da Hello Kitty (Yuko Shimizu) pertenceu. Segundo a empresa, Hello Kitty anda sobre duas pernas, senta e se porta como uma humana, e tem até uma gatinha (isso mesmo), de estimação chamada Charmmy Kitty. Ela é, então, apenas uma menina fofinha com alguns traços ‘diferentes’.

 

Segundo fato: o nome da Hello Kitty na verdade é Kitty White, e ela tem até uma irmã gêmea chamada Minny White. As duas meninas vivem, segundo a história da Sanrio, em um subúrbio de Londres, Inglaterra.

 

E agora, a resposta para a tão antiga dúvida ‘Por que a Hello Kitty não tem boca?’:

 

Stokes-Hello-Kitty2-1200

 

A Hello Kitty (ou Kitty White) não possui a boca devido ao desejo de sua criadora de que as pessoas projectassem nela suas emoções! Segundo Yuko, “Kitty parece feliz quando as pessoas estão felizes. Ela parece triste quando elas estão tristes. Por motivos psicológicos, achamos que ela não deveria estar presa a nenhuma emoção específica, e é por isso que ela não tem boca”.

 

Ou seja, a gatinha-menina foi criada para que ela tivesse uma expressão facial de acordo com o estado emocional momentâneo da pessoa que a visse. Legal ne? Pois é, não é porque ela fez um pacto com o “coisa ruim” ou coisa parecida, como muita gente diz.

 

hello-kitty-tricycle-temporary-tattoo