Por que razão as luzes dos aviões diminuem durante a aterragem?

Por que razão as luzes dos aviões diminuem durante a aterragem?

 

É provável que já tenha reparado que, quando um avião está a aterrar, as luzes no interior do aparelho diminuem. Mas já alguma vez se questionou porquê?

 

Será para pressionar as pessoas a sentarem-se nos seus lugares, ou para fazer com que os passageiros estejam atentos àquilo que está a acontecer?

 

Um piloto explicou à revista Travel + Leisure que as luzes no interior do avião diminuem, tanto quando se levanta voo como quando se aterra – os momentos mais importantes de qualquer voo –, por questões de segurança.

 

É uma medida de prevenção que faz com que os olhos das pessoas se habituem mais rapidamente à escuridão, caso o avião tenha de ser evacuado de emergência.

 

“Imagine o que é estar num lugar que não conhece bem, cheio de obstáculos e alguém apagar as luzes e pedir-lhe para sair rapidamente”, afirma Chris Cooke.

 

O piloto explica ainda que é pedido aos passageiros para levantar as persianas das janelas também por questões de segurança. Faz com que entre luz natural dentro do aparelho e facilite a circulação das pessoas, caso as luzes artificiais falhem.