Sabes o que há sob as cabeças da Ilha de Páscoa?

Sabes o que há sob as cabeças da Ilha de Páscoa?

 

Conhecidas pelo povo rapa nui (os nativos da Ilha de Páscoa) como moais, as famosas estátuas que são a marca registrada da ilha serviam, basicamente, para delimitar os territórios de cada uma das tribos que viviam no local.

 

Reunimos algumas imagens das escavações sob as estátuas, nas quais se veem que algumas cabeças têm torsos com decorações esculpidas.

 

1

 

Os investigadores estudaram cerca de 150 moais situados no setor de Rano Raraku, um vulcão extinto cujas rochas serviam de matéria-prima para as estátuas.

 

2

 

Durante os últimos anos foram desenterradas algumas cabeças com troncos de sete metros de comprimento.

 

3

 

Segundo os arqueólogos, as estátuas não estavam enterradas no início, mas ao longo dos anos e por causa das condições meteorológicas acabaram no lugar onde se encontram hoje.

 

4

 

O primeiro a escrever que as cabeças não eram só isso, mas também corpos com torsos, foi o explorador Thor Heyerdahl, que talvez soube disso pelos nativos.

 

5

 

Durante as escavações foram encontrados mecanismos pelos quais essas pedras colossais eram transportadas. Muitas das cabeças, no entanto, não possuem um corpo; são apenas cabeças, mesmo.

 

6

 

Seja como for, a Ilha de Páscoa é um lugar mágico e diferente, digno de ser visitado. Para chegar até lá, o mais indicado é pegar um voo a partir de Santiago (Chile).