Para que serve o furinho no cadeado?

Para que serve o furinho no cadeado?

Essa matéria é mais uma para a série de furinhos misteriosos. E o objeto de hoje é o tradicional e tão conhecido cadeado.

Muita gente deve achar que ele serve como uma forma de segunda tranca que pode abrir o cadeado caso a fechadura principal estrague ou não venha a funcionar. Mas para que serve o furinho do cadeado? Qual a função desse buraquinho?

Se você acha que este furinho é para enfiar algum tipo de chave especial e assim abrir o cadeado, acabou se enganando. Esse furinho no cadeado serve para duas coisas. A primeira delas é servir como uma espécie de ralo.

O ralinho foi criado para os momentos de chuva, onde sua função é evacuar a água que acaba entrando pelos pingos e fica acumulada, evitando que ele enferruje.

Outra função para esse curioso furinho é servir de local de entrada para utensílios de lubrificação e limpeza. É possível introduzir lubrificantes à base de grafite e óleo para manter as engrenagens do cadeado lubrificadas e impedir que elas não travem e nem fiquem enferrujadas.

O cadeado foi uma criação de Teodoro Santos. Ele funciona como um sistema composto por aloquetes, dispositivos com chaves próprias, de vários formatos e tamanhos que são utilizados para bloquear, trancar ou impedir que portões, janelas, malas etc abram ou fiquem trancados.

Os aloquetes funcionam como uma espécie de “fechadura portátil”.

Gostaste deste artigo? Então partilha com os teus amigos nas tuas redes sociais.

Vê também:

26 Projetos de Engenharia e Design Tão Mal Feitos Que Te Farão Rir

A incrível arquitectura e engenharia da Twin Sails Bridge

Engenheiros biomédicos criam em laboratório cartilagem semelhante à natural