Você tem Xenofobia?

Você tem Xenofobia?

Você acha que tem Xenofobia? Conhece ou já ouviu falar neste conceito? Uma pessoa com xenofobia sofre de um medo e uma aversão a novos grupos sociais. Essa fobia corresponde, no sentido social, a um tipo de preconceito.

Entende-se como xenofobia toda condição na qual um indivíduo discrimina, exclui, humilha ou se afasta de grupos raciais diferentes do seu, de minorias e culturas marginalizadas. É um dos preconceitos mais presentes em nossa sociedade, principalmente em países desenvolvidos.

A xenofobia, muitas vezes, se manifesta a partir da ideia de que uma população ou grupo racial é superior aos demais. A pessoa que tem xenofobia se afasta de tudo o que está relacionado a raças, culturas e costumes diferentes.

A manifestação da xenofobia

A xenofobia está sempre baseada em generalizações e visões deturpadas. Normalmente, a pessoa que tem xenofobia nem tenta conhecer ou se aproximar de um determinado grupo social ou racial, por conta de um preconceito.

A aversão por outras culturas e raças acontece por total falta de informação. Essa discriminação ocorre frequentemente com negros, muçulmanos, asiáticos, latinos, entre outros grupos.

Xenofobia contra imigrantes

A crise da imigração na Europa deixou muito clara a existência de xenofobia na sociedade europeia. Os xenófobos são contra a ajuda e ao asilo político para imigrantes sírios e de outros países que estão sendo devastados por guerras. Isso acontece também nos Estados Unidos.

Os países desenvolvidos não aceitam a chegada dos imigrantes por acreditarem que essa onda de refugiados pode ocasionar o aumento de problemas sociais, criminalidade e desemprego.

Atualmente, a xenofobia está presente até mesmo na política. Vários países possuem partidos xenófobos, que trabalham exclusivamente para impedir a entrada de imigrantes em seus territórios. Esse preconceito de origem tem colocado muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Mais informações sobre a xenofobia

A palavra xenofobia vem do grego e significa medo ao que é estranho. Essa condição assume uma aversão profunda a estrangeiros, pois está baseada em julgamentos e preconceitos.

Quem tem xenofobia sempre apresenta uma certa desconfiança em relação a pessoas desconhecidas. No âmbito social, as pessoas xenófobas têm medo de perder sua identidade nacional por causa da chegada de grupos raciais diferentes. Este é o mesmo conceito que foi utilizado por Hitler durante o nazismo, na Alemanha, onde o objetivo era ter uma raça supostamente pura.

A xenofobia também afeta culturas, subculturas, crenças, orientações e características físicas diferentes e desconhecidas. A xenofobia gera o ódio, que pode gerar guerras. Por isso, se você se considera uma pessoa xenófoba, tente rever seus conceitos e abrir sua mente para um mundo de igualdade racial.